9 de jun. de 2011

DiABeTeS GeStaCioNaL


Comida boa é igual a comida saudável... certo? É! Infelizmente, Mc Donalds todo dia não é algo interessante durante a gestação. Nem que você faça como eu fiz nos primeiros meses: É a ultima vez, vocês vão me negar uma ida a Mc? Olha que nasce um tressol hein?
Gente, um dia que me marcou foi o dia em que fui numa avaliação pós parto, e vi uma mulher, meio gordinha com seu bebê no colo. Como toda mãe que se preze, cheguei junto, disse que o bebê dela era lindo e perguntei quantos meses ele tinha, já que era um bebe enorme, aparentemente saudável. A mãe me disse na lata que ele tinha 7 dias J
Sete dias, um bebê com o dobro do peso da minha bebe, que nasceu com o peso adequado para seus 9 meses , e uma mãe, adivinhe só, cheia de problemas. Quando exclamei o tamanho do filhote dela, ela logo em seguida chegou pra mim, dizendo que tem pressão alta, e teve diabetes gestacional. Um dos motivos pelo qual o bebe nasceu tão grande! Quase 5kg.
Pode parecer besteira, mas como diz Dr. Drauzio Varela, diabetes é coisa séria, e na gravidez, é pior ainda. Imediatamente ela passa a ser uma gravidez de  alto risco e precisa de acompanhamento especial. Mas quando descoberto logo, os riscos para a mãe e o bebe diminuem.
‘’ Para a mãe, além de aumento do risco de cesareana, o diabetes gestacional pode estar associado à toxemia, uma condição da gravidez que provoca pressão alta e geralmente pode ser detectado pelo aparecimento de um inocente inchaço das pernas, mas que pode evoluir para a eclâmpsia, com elevado risco de mortalidade materno-fetal e parto prematuro.’’

Grávidas de plantão, cuidado. 7% das grávidas adquire esse tipo de diabetes. Observar a alimentação é uma maneira de fazê-la passar longe.

Portanto, vejam direitinho o que comem que desejos andam tendo. Porque se tem uma época na vida que saúde é bem vinda, é na gravidez.

Xerinhu mil a todos!
ATÉ a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário